Algumas práticas comuns, como usar água quente para lavar os cabelos ou esfregar um secador de cabelo na raiz do cabelo, pioram a condição do quadro da caspa, porque estimulam a produção de oleosidade e sebo no couro cabeludo.
Quando há excesso dessa oleosidade, os folículos pilosos ficam inflamados e estimulam o crescimento do fungo, resultando em uma descamação branca conhecida como caspa.
Caspa é caracterizada por quantidade excessiva de descamação, que afeta principalmente o couro cabeludo, tipicamente resultado de um excesso de oleosidade, mas que também pode afetar a barba e as sobrancelhas e resultar em sintomas como uma irritação, vermelhidão, inflamação.
A seguir estão hábitos que devem ser evitados se você sofre de caspa:
Usar água muito quente para lavar o cabelo
A água quente resseca o couro cabeludo, fazendo com que o corpo produza mais oleosidade para proteger a pele, o que piora a caspa.
Use água fria ou matinal para lavar o cabelo para evitar esse problema e termine o banho com um pouco de água fria na cabeça para reduzir a produção de sebo.
Usar qualquer shampoo anticaspa
Muitos shampoos anticaspa deixam os cabelos muito ressecados e acabam estimulando a produção de oleosidade, agravando o problema.
Para fazer uma boa escolha, deve-se procurar produtos que contenham piritionato de zinco, alcatrão, sulfato de selênio ou ácido salicílico, e para os casos mais graves, produtos que contenham antifúngicos, como ciclopirox ou cetoconazol.
Passar condicionador no couro cabeludo
Condicionador no couro cabeludo promove a produção de sebo e oleosidade, piorando a capa. Como resultado, é importante ter o cuidado de evitar que o condicionador ultrapasse o ponto médio do cabelo, apenas passando o condicionador além dos pontos no caso de o cabelo ficar cacheado.
Empregando boné ou gorro
O uso de boné, gorro, tiaras e outros objetos na cabeça faz com que o cabelo fique atrofiado, principalmente se o cabelo for emaranhado ou macio, favorecendo o crescimento da infecção fúngica que piora a caspa.
Assim, deve-se evitar usar acessórios que não deixam o couro cabeludo respirar, além de evitar prender o cabelo ainda molhado, pois quanto mais rapidamente o cabelo secar, menos irá estimular o crescimento de caspa.
Usar muitos produtos químicos
Colocar produtos químicos no cabelo, como tinturas, alisamentos e permanentes, irrita e inflama o couro cabeludo, podendo também causar alergias e descamação da pele, e tudo isto piora a caspa.
Assim, quem sofre com este problema deve evitar fazer tratamentos de beleza que atinjam o couro cabelo e causem irritação.
Excesso de gordura na alimentação
consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e açúcar, como carnes vermelhas, alimentos industrializados, doces e assados, pois estimulam a produção de oleosidade.
É necessário aumentar a ingestão de água, consumir pelo menos 2 litros de líquido por dia, mais alimentos integrais, leguminosas e pelo menos 3 porções de frutas por dia para ajudar no controle do peso.
Lavar pouco o cabelo
Lavar o cabelo apenas uma ou duas vezes por semana mantém o cabelo em constante contato com a oleosidade acumulada, o que estimula o crescimento do fungo caspa.
Por esta razão, é necessário lavar o cabelo sempre que estiver oleoso, mesmo que sejam necessárias lavagens diárias para manter o cabelo limpo.
Triselen Shampoo Anticaspa
TRISELEN SHAMPO0 ANTICASPA é um cosmético terapêutico que conta em sua fórmula com sulfeto de selênio, um poderoso fungicida, eliminando os fungos que causam a caspa e a dermatite seborreica. Este efeito é potencializado pela associação aos bioativos da própolis e do alecrim, que também garantem um efeito anti-inflamatório, reduzindo a vermelhidão, coceira e descamação.
Você pode encontrar o Triselen nas farmácias e drogarias mais próximas de você, ou através da loja oficial da Uberpharma.
Site Loja Uberpharma: lojauberpharma.com.br