O corpo precisa descansar para se manter o físico e mental saudável. No entanto, algumas pessoas têm problemas para adormecer por vários motivos, incluindo estresse diário, depressão, ansiedade, dor crônica e uso de drogas. Essas pessoas podem ter insônia, um distúrbio caracterizado pela ausência ou pela interrupção do sono.
Se tornando mais comum na idade adulta, a insônia acomete principalmente moradores dos grandes centros urbanos. E os efeitos do sono ruim incluem físicos, mentais e sociais, incluindo falta de foco, irritabilidade e distúrbios que prejudicam a vida em situações estressantes, tanto em casa quanto no trabalho.
Algumas pessoas querem encontrar uma solução para o problema e procuram especialistas para administrar medicamentos. Outros usam técnicas de relaxamento ou praticam meditação. E há quem busque alternativas naturais, uma delas é o uso de óleos essenciais, sendo o óleo de lavanda um dos mais significativos para esse fim.
Tratamento de insônia com lavanda
É possível tratar a insônia com produtos naturais, incluindo óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas e que possuem propriedades benéficas para diversas funções corporais. Um dos mais significativos é o óleo essencial de lavanda. De acordo com um relatório publicado na revista científica Frontiers in Psychology em 13 de janeiro de 2015, a planta ajuda a tratar a depressão e promove uma sensação de confiança no proximo. Também alivia dores de cabeça e pescoço .
Além disso, de acordo com o estudo “O efeito da aromaterapia no sistema nervoso autônomo de mulheres de meia-idade com insônia”, a aromaterapia com lavanda trouxe resultados eficientes para o tratamento da insônia.
Um grupo de 67 mulheres, com idades entre 45 e 55 anos, recebeu um total de 19 infusões de lavanda ao longo de três meses, com uma frequência média de duas vezes por semana. 50 milhões de litros de água e 0,25 milhão de metros de óleo essencial de lavanda foram usados em um difusor de aromaterapia. As participantes femininas do estudo estavam confortáveis e relaxadas em suas camas antes da indução e não tomaram café ou álcool por pelo menos três horas. Houve redução na frequência média dos batimentos cardíacos e melhora na qualidade do sono.
Benefícios da lavanda
A lavanda é uma planta decorativa de delicado aspecto floral , muito utilizada nas indústrias de cosméticos , perfumaria , farmacêutica e alimentícia .Ela pode ser cultivada em jardins ou vasos desde que receba de três a quatro horas de sol por dia, esteja em solo de cálcio puro e tenha boa drenagem.
Além de ser importante na economia mundial , a lavanda oferece às pessoas uma série de benefícios, incluindo:
- Calmante porque possui propriedades que ajudam a baixar a pressão arterial e melhorar a função cardíaca , relaxando e acalmando o corpo e a mente.
- Combater a insônia trocando medicamentos que podem ter efeitos colaterais indesejáveis e dependência _Equilibra o sistema nervoso e promove o sono e o relaxamento.A inalação de óleo essencial de lavanda aumenta a atividade das ondas cerebrais associadas ao relaxamento e reduz a atividade das ondas cerebrais associadas ao estado de alerta.
- Analgésico, anti-inflamatório, antisséptico, antioxidante, bactericida e cicatrizante, capaz de promover a saúde da pele e a cicatrização de feridas .
- Eliminação da congestão nasal, bem como dos sintomas da gripe, resfriado, tosse e laringite.
- Ajuda os bebês a relaxar e adormecer profundamente, reduzindo a agitação por conter compostos bioativos como linalol e anetol , que atuam no sistema nervoso central e reduzem os níveis de cortisol.
- Sabor interessante e distinto para pratos doces e salgados.
- Fragrância e sensação de bem-estar para os ambientes.
- Use em massagens, o que ajuda a reduzir a tensão muscular e atua como um ótimo hidratante.